Julho | 12 Dicas para o Verão

20:28

O verão chegou finalmente e ,como o tema deste mês, do Projeto #12meses12coisas, são dicas, vou partilhar aqui convosco 12 dicas para o verão. 
Como no Verão os dias já são maiores tento sempre aproveita-los ao máximo. Tento ter todos os cuidados com a pele e ainda adequo alguns hábitos alimentares mais leves, mas passemos às dicas.


1º DICA: ACORDAR CEDO

para mim é fundamental. Primeiro porque gosto de manhãs calmas e de tempo para mim de qualidade. Depois porque desta forma consigo sempre chegar primeiro a todo o lado. Quer seja à fila do museu quer seja à padaria. E a melhor sensação de todas acontece ali perto das dez da manhã quando já estamos de pequeno almoço tomado e metade das tarefas rotineiras da manhã feitas. Despachadinhas e prontas para começar novamente desta vez juntamente com a multidão que esperam nas filas para levar a ultima bolinha. 


2º DICA: PLANEAR O DIA 

é mais uma coisa que me é impossível não fazer no dia anterior. Até pode ser um dia relax mas vou ter de o planear no dia antes. Mas refiro-me essencialmente aos dias de férias em que queremos visitar muita coisa. É importante saber os horários de tudo o que queremos ver e quais as melhores horas para ir. Por norma há sempre imensas filas de espera ao calor e isso é perda de tempo para mim. Tentem planear todos os sítios que querem visitar e se puderem visitem-nos de manhã ou ao final da tarde que são por norma as horas que tem menos gente. Se planearem ficar por casa atentem ao que vão querer comer e certifiquem-se de que compram tudo no dia anterior evitando assim terem de sair para ir comprar à ultima da hora. 

3º DICA: BRINCAR AS ESCONDIDAS COM O SOL

Quantas vezes ouvimos dizer "com o sol não se brinca"? Pois é. Evitem ao máximo andar ao sol. Nas horas de mais calor procurem sombras e locais mais frescos. Pinhais ou centros comerciais. Eu por norma aproveito as horas de mais calor ou para ir fazer algumas compras, uma vez que grande parte das pessoas prefere fazer compras de manhã/final da tarde a hora de almoço/pôs-almoço é sempre menos movimentada; ou para desfrutar do meu tempo livre como mais gosto. Por vezes leio, outras vezes escrevo ou ponha as séries e os filmes em dia. Uma coisa que gosto de fazer no verão são aqueles livrinhos com sudoku e sopas de letras e diferenças que estão sempre em qualquer papelaria. 

4º DICA: PROTECÇÃO

quer da pele quer do cabelo. E não é de agora por estar na moda levar para a praia ou para a piscina um saco cheio de produtos para o cabelo. Eu cá nem levo. Eu sou daquelas que se protege em casa e só leva a toalhinha. Eu mal me aguento quanto mais com mais quilos em cima. Mas com isto eu quero dizer que protejam-se em casa ou na praia protejam-se. Existem muitas opções no mercado a todos os níveis. De corpo e de cabelo. Uns mais caros outros mais económicos. Uma coisa que eu antigamente não usava era protector de cabelo. E chegava sempre ao fim do verão com o cabelo todo estragado. Hoje em dia tenho mais cuidados com ele. Usem protectores com FPS alto. É muito importante não se exporem ao sol nas horas de mais calor mesmo que tenham protector. E protejam também o vosso cabelo com óleos e sprays próprios já há vendo em qualquer grande superfície. 

5º DICA: ÁGUA

com fartura. No meu caso já é um vicio porque seja verão seja inverno eu não saio de casa sem uma garrafa de água. Mantenham se hidratados e andem sempre com uma na mala. Mesmo que não sintam cede vão ingerindo a pouco e pouco que vos faz bem. 

6º DICA: VIAGEM

seja dentro ou fora, viagem. Quebrem as rotinas que vos vai saber muito bem respirar novos ares e ver culturas diferentes da vossa. E não se esqueçam no fim de cada viagem fazerem um porquinho para as próximas. Uma boa dica para quem gosta de viajar é: sentarem-se e fazerem o plano anual das despesas fixas e determinarem um valor para despesas como supermercados, roupas, saúde e mais alguma coisa que vos seja importante e posto isso verem qual é a vossa margem para férias por mês. Desta forma todos os meses retiram a quantia programada para fora de forma a chegarem ao dia de pagarem as férias e já terem o dinheiro todo. Não se esqueçam também, se conseguirem, planear as férias com antecedência porque por norma ficam mais em conta. E vai saber bem não estar a programar tudo em cima da hora. 

7º DICA: QUANDO FOR FAZER A MALA

levem só o necessário e preparem a mala com uma lista. Eu por exemplo em cada mala tenho uma lista onde consta o essencial para uma viagem desta forma vou cortando o que já esta e torna a tarefa mais fácil. Eu tenho vindo a cortar nas coisas que levo. Eu confesso que para dois dias uma mala minha  tinha sempre o necessário para uma semana. E acreditem que me custa muito reduzir porque uma mulher nunca sabe o que lhe fará falta. Mas estou a trabalhar nisso. Há e não aconselho a levarem uma mala partilhada com o vosso namorado ou amiga. Pelo menos isso para mim não funciona. 


8º DICA: TEMPO LIVRE

Aproveitem ao máximo o vosso tempo livre. Eu por exemplo gosto de aproveitar para descontrair, ler e escrever. Procuro sempre um conjunto de livros mais leves para leituras de verão e tento sempre estabelecer objectivos como terminar as séries em atraso sem começar séries novas. Gosto de fazer exercício ao ar livre e de andar de bicicleta. Gosto de cozinhar aquelas petiscos leves e passar a tarde com os amigos. Tento ir ao cinema mais vezes e dar passeios à noite, Tudo aquilo que não consigo fazer no resto dos meses, basicamente é isso. Procurem por Workshops de verão ou cursos de línguas. Mas acima de tudo divirtam-se. 

9º DICA: LIMPEZA EM GRANDE

Porque não somos só nós que precisamos de nos livrar de tudo o que ficou de um ano a nossa casa também precisa. E as férias são a melhor altura para isso. Nada melhor que depois da limpeza geral arrumem o vosso espaço e deitem fora o que já não precisão. Eu cá acumulo imenso lixo!! Troquem os cortinados por uns mais leves e as almofadas por umas de cores mais vivas. Vão gostar de entrar e ver tudo mais leve neste altura do ano. 

10º DICA: COMIDA MAIS LEVE E SAUDÁVEL

Não há desculpas para não comer saudável no verão. Até porque para qualquer lado que olhemos só vemos saladas. Apostem nas saladas em na fruta. Comam menos mas mais vezes ao dia. Assim até podem estar mais tempo na água.  Eu tenho optado mais por saladas e peixinho grelhado. Uma coisa que também tenho bebido ao lanche são batidos de fruta. É tão bom. Experimentem. 


11º DICA: PARA A CASA

Uma vez que temos mais tempo uma coisa que podemos fazer é avaliar o estado das coisas. É certo que quem tem uma casa tem sempre coisas para fazer ou para arranjar. Uma mudança ali, outra acolá. Uma mesa nova para o alpendre ou um sofá para a sala de estar. Aproveitem para fazer algumas dessas compras nos saldos e verem o que precisam de mudar na próxima estação ou no próximo ano. Se vão querer pintar a casa ou recuperar algo no exterior. Conseguindo desta forma avaliar quanto vão precisar de poupar nos próximos tempos. 

12º DICA: EXERCÍCIO

Façam qualquer coisa. Andem a pé. Façam uma corridinha à beira mar que custa menos que na areia seca. Vejam alguns exercícios com os famosos elásticos que dão para exercitar muitos músculos. Acima de tudo mexam-se porque vos vai fazer bem e vão sentir-se melhor depois de o fazerem. 

Estas doze dicas foram só algumas que me lembrei. Devem haver muito mais. Se tiverem algo a acrescentar digam nos comentários. Espero que estejam a ter um óptimo verão. 

Catarina,

You Might Also Like

2 comentários

  1. Em relação ao Primetag é simples. És tu que ganhas dinheiro, mas para o ganhares tens de partilhar anúncios e teres cliques... não vais ganhar muito mas alguma coisinha.

    ResponderEliminar